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Ach Brito: são sabonetes portugueses, com certeza!

Com mais de um século de história e tradição, a empresa que produz os sabonetes preferidos de Oprah Winfrey aposta na inovação, no design e na qualidade

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Poucos desconhecem o nome Ach Brito. A empresa está por detrás das marcas Confiança e Claus Porto e é responsável pela produção de produtos que atravessam gerações como o sabonete Patti ou o Lavanda. As últimas duas décadas marcaram um ponto de viragem na história da Ach Brito. Com a empresa a ser restruturada e o portfolio de produtos reposicionado, a expansão para os mercados internacionais foi naturalmente o passo seguinte. Em 2007, a marca de luxo do grupo, a Claus Porto, foi referenciada pela famosa apresentadora norte-americana Oprah Winfrey no seu programa como sendo uma das suas marcas preferidas. O impacto desta referência foi massivo e o nome Ach Brito chegou aos quatro cantos do mundo. A partir do quartel-general da marca, em Vila do Conde, a Ach Brito é sinónimo do que de melhor se faz em Portugal. Conversamos com Mónica Vieito, responsável pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Ach. Brito sobre o presente e sobre o futuro.

A marca Ach Brito tem passado por várias gerações. A adaptação aos tempos e a modernização é um processo difícil?
Na verdade, a modernização e adaptação dos processos, mantendo sempre o seu cariz tradicional e a produção artesanal, tem sido uma constante ao longo das décadas, como a própria história da empresa nos conta. Hoje em dia, a Ach Brito aposta no reforço da sua imagem corporativa, respeitando a sua história e tradição sem nunca descuidar a inovação.

A Ach Brito opera em que mercados?
A Ach. Brito, enquanto empresa, atua hoje em três segmentos de mercado bem distintos, pelo que não podemos falar numa mistura de marcas. No mass market as marcas umbrella são a Ach Brito e a Confiança; no mercado intermédio a marca Confiança e no mercado de luxo temos a Claus Porto. A empresa possui atualmente no seu portfolio várias marcas, algumas das quais ininterruptamente no mercado há várias décadas como, por exemplo, a Lavanda.

Qual é o maior mercado destinatário das exportações?
Hoje em dia exportamos a nossa marca de luxo um pouco para todo o mundo, estando já presentes em cerca de 50 países. Em termos de mercado geográfico, países como os EUA, o Reino Unido ou Japão são grandes consumidores dos nossos produtos.

Qual diria ser o produto estrela da Ach Brito?
Aqui depende do segmento de mercado que estivermos a analisar. No segmento de luxo, representado pela Claus Porto, são as linhas Banho – Citron Verbena e Cerina – Marine as mais procuradas. Estas linhas fazem parte da Deco Collection, uma das mais reconhecidas pelos clientes Claus Porto e pelo público em geral. Já no mass market, a mítica água-de-colónia Lavanda é das mais reconhecidas, bem como o sabonete Patti, um dos best-sellers neste segmento.

Em termos de comunicação, a emoção é o ponto-chave?
É um dos pontos-chave. Na Ach. Brito, acreditamos que levamos todos os dias a casa dos consumidores muito mais do que produtos de banho, corpo ou casa, levamos um bocadinho da nossa história, um misto de autenticidade e tradição e, acima de tudo, produtos de elevada qualidade.

Com a produção nacional a ser cada vez mais acarinhada pelos consumidores, a Ach Brito sentiu esta mudança de comportamento?
Sim, nota-se efetivamente um maior interesse por parte dos consumidores por tudo o que é nacional, genuíno e nosso. Não é à toa que a coleção Símbolos Lusitanos da Ach. Brito, a primeira linha de sabonetes no mercado dedicada a símbolos bem portugueses, foi tão bem acolhida junto dos consumidores.

Como é que são desenvolvidos os aromas? Podemos falar em tendências neste ramo?
Com certeza que sim e a Ach Brito faz questão de se manter na vanguarda nesta área. Para além do vasto portfólio de aromas exclusivos da Ach Brito desenvolvidos há algumas décadas pelos antigos perfumistas da empresa (aromas que existem ainda hoje como, por exemplo, o aroma do mítico Sabonete Patti), continuamos a desenvolver novas fragrâncias em parceria com os melhores mestres perfumistas do mundo.

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