Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Abraço inaugura Centro de Rastreio VIH/SIDA no Porto

Abraço inaugura Centro de Rastreio VIH/SIDA no Porto

Desde a abertura do Centro Comunitário no Porto, no final de 2016, a Abraço já realizou mais de 4000 testes rápidos ao VIH e a outras infeções sexualmente transmissíveis. As novas instalações visam alargar a capacidade de resposta .O Dia Mundial da Luta Contra a Sida é assinalado a 1 de dezembro.

Pinterest Google+

Na semana em que se celebram o Dia Mundial da Luta Contra a Sida, a Associação Abraço abre portas às novas instalações do Centro Comunitário de Rastreio ao VIH e outras IST na cidade do Porto.

 

 

As novas instalações inauguram no dia 26 de novembro, a partir das 11h00, e são dirigidas a homens que têm sexo com homens, uma vez que no contexto europeu da epidemia o sexo entre homens apresenta-se como a forma de transmissão de VIH mais frequentemente indicada.

 

VEJA TAMBÉM: BAILE TEMÁTICO AJUDA NA LUTA CONTRA O VIH/SIDA

 

A Abraço, desde a abertura do Centro Comunitário no Porto no final de 2016, realizou o total 4.485 testes rápidos ao VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), pretendendo com estas novas instalações alargar a capacidade de resposta e o âmbito de intervenção.

 

Sgundo esta associação, entre os fatores que contribuem para os números de transmissões continuares expressivos, destacam-se as infeções por VIH não detetadas, as infeções agudas com altas cargas víricas e a presença de outras IST que podem aumentar o risco de transmissão do VIH.

 

VEJA TAMBÉM: TESTES RÁPIDOS DO VIH E DAS HEPATITES B E C DISPONÍVES NAS FARMÁCIAS

 

«Hoje em dia viver com o VIH é muito diferente do que foi no passado pois, quando diagnosticado precocemente, os tratamentos são eficazes, os efeitos secundários mais leves e a esperança
média de vida é equivalente à da população em geral. Este novo centro comunitário tem como objetivo continuar a contribuir para tornar os testes cada vez mais acessíveis à comunidade, aumentando esforços que visam contrariar a elevada taxa de diagnósticos tardios em Portugal, bem como a elevada taxa de incidência nesta população específica», refere em comuniado.

 

Centro Comunitário +Abraço
Morada: Rua da Torrinha, 254D, 4050-610 Porto Contactos: 912 444 300 | centrocomunitario@abraco.pt

 

Artigo anterior

Dez bebidas para nos aquecer no inverno: qual a sua preferida?

Próximo artigo

Já ouviu falar na dieta do crossfit?