Abortos de repetição: trombofilias e causas inexplicáveis
O aborto de repetição é definido quando acontecem três abortos consecutivos. Existem várias causas. Saiba mais sobre trombofilias, causas masculinas, casos inexplicáveis e ainda como se faz uma investigação no casal com historial e abortos de repetição.
Trombofilias
As trombofilias são doenças que ocasionam perturbações na coagulação do sangue. Essas alterações só são detectadas em análises especifícas ao sangue e, quando estão presentes, exacerbam a possibilidade da criação de coágulos sanguíneos e de microtromboses que podem impossibilitar a implantação do embrião ou induzir um aborto.
Uma das trombofilias mais importantes é o Síndrome dos Anticorpos Antifosfolídicos (SAAF), que se salienta pela combinação da existência de anticorpos antifosfolípidicos com complicações obstétricas ou fenómenos tromboembólicos que podem ocorrer em até quase 20 % das pacientes. Os exames sanguíneos que devem ser realizados para a pesquisa das trombofilias são, entre outros:
- Anticorpos antifosfolípidicos
- Anticoagulante lúpico
- Anticorpos anticardiolipina
- Anticorpos antitiroideus
• Anticorpos antinucleares
• Fator V de Leiden – mutação G1691A;
• Mutação G20210A do gene da protrombina;
• Antitrombina III
• Mutação C677T e A1298C da Metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR);
• Homocisteína
• Deficiência de Proteína S;
• Deficiência de Proteína C;
• Beta 2 Glicoproteína I
VEJA TAMBÉM: ABORTOS DE REPETIÇÃO: CAUSAS GENÉTICAS E FATORES AMBIENTAIS
As mulheres com trombofilia podem ter mais dificuldade em obter uma gravidez e um risco aumentado de aborto recorrente. Os tratamentos variam desde a ingestão diária de uma simples aspirina infantil ( 75mg ou 100mg) até à toma de medicamentos mais elaborados, como a heparina, corticoides e imunoglobulina injetável.
É importante sublinhar que a utilização destas terapêuticas não garante o êxito na obtenção e manutenção duma gravidez e que as evidências para o uso de heparina ou aspirina em mulheres com trombofilia e aborto recorrente, são ainda limitadas, isto é a eficácia da tromboprofilaxia ainda precisa ser comprovada.
VEJA TAMBÉM: ABORTOS DE REPETIÇÃO: ALGUMAS CAUSAS E ANOMALIAS
Causas masculinas
Os parâmetros usuais do espermograma não parecem ter ligação com o aborto de repetição, contudo, vários estudos nos últimos anos indicam que o aumento da fragmentação do DNA dos espermatozóides incrementa a taxa de aborto.
As causas mais frequentes da alteração da taxa de fragmentação do DNA são o consumo de tabaco e drogas, a idade avançada e a existência de varicocelo. A eliminação destes fatores pode melhorar este distúrbio, assim como, a toma de antioxidantes pode ser útil (vitamina C 500 mg/dia, vitamina E 400UI/dia e ácido fólico 5 mg/dia).