Home»VIDA»ALTERNATIVAS»Abóbora e Ayurveda: receitas aromáticas para dias frios

Abóbora e Ayurveda: receitas aromáticas para dias frios

As abóboras são dos vegetais frutados mais convidativos desta estação do ano. Esta fruta nutritiva e versátil é colhida habitualmente em outubro e pertence à família das cabaças, que inclui o pepino, o melão, a melancia, a karela (melão amargo) e a curgete. Conheça os seus benefícios e algumas receitas.

Pinterest Google+

Na Ayurveda as abóboras são doces, ligeiramente refrescantes e amargas, e têm reação doce. São frias e nutritivas. As abóboras maduras podem reduzir a energia do Pitta e também ajudar a equilibrar o Vata. Embora a abóbora seja um pouco refrescante, essa qualidade é reduzida quando é cozida especialmente com ghee. As abóboras são doces e enraizantes sendo ideais para ajudar a equilibrar o aumento do elemento Ar no outono, prevenindo doenças da época. As abóboras verdes devem ser evitadas, pois são difíceis de digerir, e podem agravar os três doshas.

 

A abóbora é indicada para as enfermidades de Kapha como a diabetes e é boa para equilibrar alguns problemas de Vata como a artrite. Diminui o ardor e as desordens do sangue. Aumenta a quantidade de sémen, e melhora o paladar. É útil em doenças dos pulmões, do coração, vertigens, insanidade e exaustão. Aumenta a quantidade de urina, e ajuda em problemas dos rins e de cálculos. Desintoxicantes naturais, as abóboras ajudam potencialmente a limpar a bexiga. Cozida em água, e comida durante alguns dias, é útil contra a bronquite. As sementes tostadas, mastigadas em jejum durante vários dias libertam as lombrigas e solitárias. Tradicionalmente, acredita-se que as abóboras afiam o intelecto e induzem a calma, sendo usadas para reduzir o stresse e a agitação, e outros desequilíbrios da mente.

 

VEJA TAMBÉM: AS CORES DOS ALIMENTOS TÊM UMA EXPLICAÇÃO: CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS

 

Benefícios das abóboras

A abóbora é rica em antioxidantes, como vitamina A, vitamina C e vitamina E, além de fornecer uma boa dose de fibra. A vitamina A nas abóboras suporta a pele saudável e a saúde imunológica, enquanto as fibras ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue. A abóbora também contém minerais como magnésio e potássio, que ajudam a equilibrar a pressão sanguínea e relaxam os músculos para proteger o sistema circulatório. Embora com baixo teor de gordura, as abóboras contêm ácidos gordos ómega-3 anti-inflamatórios na forma de ácido alfa-linolénico. Estas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da abóbora tornam-na  útil no suporte de um corpo saudável. São uma excelente fonte de beta-caroteno, sendo boas para a saúde ocular, podendo ajudar a reduzir os defeitos degenerativos dos olhos. As abóboras também demonstraram melhorar o equilíbrio do açúcar no sangue e a regulação da insulina. Os antioxidantes e os compostos anti-inflamatórios da abóbora parecem apoiar a saúde cardiovascular, e ajudam na prevenção do cancro. Por ser rica em zinco, a abóbora tem sido associada à melhoria da saúde da próstata.

 

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são uma fonte extra de nutrição, incluindo proteínas, minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos, como o triptofano que pode ajudar a aliviar a ansiedade e a melhorar o sono. Elas também ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e fortalecer os ossos. Além disso, os antioxidantes e os ácidos gordos essenciais das sementes de abóbora demonstraram ajudar a aliviar a inflamação, especialmente nas articulações. Basta enxaguar, secar e assar as sementes de abóbora com especiarias como cominhos, açafrão ou canela para se ter um lanche saudável.

 

VEJA TAMBÉM: QUENTES E BOAS: SOPA DE CASTANHAS E OUTROS ACONCHEGOS DE INVERNO

 

Algumas receitas com aroma Ayurvédico

 

Salada de abóbora com grão de bico

Ingredientes

1 chávena de abóbora sem casca cortada em cubos

1/2 colher de chá de cominhos em pó

1/2 colher de chá de coentros em pó

1 chávena de grão de bico embebido durante a noite, escorrido e cozido

2 colheres de sopa de sumo de limão

2 colheres de sopa + 2 colheres de sopa de azeite

Sal a gosto

Pimenta a gosto

1/4 chávena de sementes de abóbora

1/4 chávena de arandos secos

Preparação: Pré-aqueça o forno a 230ºC. Untar levemente uma assadeira grande. Misturar a abóbora, 2 colheres de sopa de azeite, coentros moídos e cominhos numa tigela grande. Temperar com sal e pimenta. Assar no forno por 20 minutos ou até que a abóbora esteja macia. Misturar 2 colheres de sopa de azeite e o sumo de limão, juntamente com o sal e a pimenta. Numa tigela grande, misturar o grão-de-bico cozido, a abóbora assada, as sementes de abóbora e os arandos. Despejar o molho e misturar delicadamente. Misturar até ficar bem integrado.

Artigo anterior

Palmela, uma vila histórica com vista interminável

Próximo artigo

Natalis: o mercado onde pode fazer todas as compras de Natal está de volta