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Abdominais perfeitos: já ouviu falar na técnica do aspirador?

Um simples exercício de respiração, com o nome de “aspiração do estômago”, promete trabalhar os músculos abdominais profundamente

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O nome pode parecer estranho e induzir em erro (não experimente realmente aspirar o seu estômago), mas todos os especialistas prometem resultados com a técnica do aspirador. E pense o quão mais fácil e descontraída é esta técnica em comparação com os dolorosos exercícios de abdominais.

A “aspiração do estômago” é um exercício de respiração que ativa e fortalece os músculos transversais do estômago – que são os mais profundos – simplesmente através da sua contração.

A técnica não é nova. Aliás, é há muito usada no ioga e em pilates. A vantagem maior é que pode ser praticada fora do ginásio. De preferência, deve fazê-lo de manhã, ainda com o estômago vazio, assim que sai da cama, ou mesmo ainda deitada de costas na cama. Mas pode ainda praticar o exercício deitada no chão, sentada numa cadeira ou de pé.

O primeiro passo é inspirar de forma profunda e depois expirar, enquanto empurra o umbigo para dentro, na direção da coluna. Quanto maior este movimento, maior o efeito da contração. Depois tente segurar aquela posição por 15 segundos, aumentando gradualmente até um minuto, respirando de forma curta se necessário. Repita três a cinco vezes todas as manhã.

Ao longo do tempo, além de uns abdominais mais definidos irá perceber outros efeitos positivos, como uma postura mais correta e a coluna mais forte, o que pode diminuir dores nas costas.

Para perceber melhor como funciona a técnica, veja o vídeo:

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Por Joana de Sousa Costa

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