Home»FOTOS»A tradição do Entrudo está viva nas Aldeias do Xisto

A tradição do Entrudo está viva nas Aldeias do Xisto

Nas corridas às aldeias tudo é permitido, com mascarados dizendo quadras jocosas e brincando com todos à sua passagem... Mas é Carnaval, ninguém leva a mal.

Pinterest Google+

A 11 de fevereiro, a Aldeia do Xisto de Aigra Nova, em Góis, celebra o Entrudo como sempre se fez. De forma simples, mas sempre divertida, procurava-se roupa e objetos velhos, algo que ocultasse o rosto e de seguida brincava-se.

 

No Entrudo eram realizadas “corridas” às aldeias vizinhas, onde tudo era permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes dessas aldeias, atormentar as velhas e seduzir as novas!

 

Hoje a tradição mantém-se viva e a brincadeira faz parte integrante do Entrudo nas Aldeias do Xisto. Este ano a “corrida” estende-se através de um percurso por várias aldeias: Aigra Nova, Pena, Cerdeira, Ponte Sótão e regresso a Aigra Nova.

 

VEJA TAMBÉM: QUER FAZER UMA VIAGEM AOS SABORES DE ANTIGAMENTE?

 

No final deste percurso haverá um almoço-convívio, bailarico, jogo do pau, e a II edição do “Desfile do Entrudo”, onde os foliões devidamente trajados a rigor vão soltar as mais picantes e espirituosas quadras alusivas a tricas e segredos recolhidos ao longo do ano nas aldeias vizinhas.

 

Segue-se o concurso da melhor máscara de cortiça. Na 12.ª edição da Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, inclui-se também um workshop de construção de máscaras em cortiça, orientado pelo artesão local José Cerdeira. Veja na galeria acima algumas imagens das Aldeias do Xisto.

Artigo anterior

Quer fazer uma viagem aos sabores de antigamente?

Próximo artigo

Erros que danificam o seu cabelo