Home»GLAMOUR»MODA»A tendência das mulheres mais velhas na moda

A tendência das mulheres mais velhas na moda

A beleza jovem tem dado lugar ao charme da maturidade, com marcas como Dolce & Gabanna, Lanvin, L'Oreal e Sain-Laurent a preferirem modelos mais velhas nas suas campanhas.

Pinterest Google+
PUB

Se estiver atenta às campanhas de publicidade de marcas de moda, em particular as de marcas de luxo, terá reparado que mulheres de idade avançada têm ganho mais destaque.
Três mulheres mais velhas, desconhecidas e com ar natural, são as protagonistas da campanha da marca italiana Dolce & Gabbana para a estação primavera-verão 2015. Mas esta tendência não fica por aqui: a escritora americana Joan Didion, de 80 anos, surge na campanha da marca francesa Céline; Iris Apfel, de 93 anos, na campanha da marca de joias Alexis Bittar e Joni Mitchell, de 71, na campanha da Saint-Laurent são outros exemplos.

A eterna discussão sobre os efeitos nefastos da difusão de imagens de mulheres bonitas, com corpos perfeitos retocados em programas de computador parece que tem produzido mudanças de mentalidade. Mas as discussões constantes acerca dos padrões de beleza e a exigência por parte do público de uma maior aproximação do mundo à moda ao mundo real são apenas uma das razões para este fenómeno das mulheres mais velhas na publicidade.

O facto é que a população está a envelhecer e uma grande parte da riqueza está nas mãos de consumidores mais velhos. Claro que as marcas mais exclusivas e dispendiosas do mercado querem agradar estes potenciais clientes e acreditam que os seus consumidores são educados o suficiente para entenderem a beleza destas campanhas.

Seja como for, esta novidade é bem-vinda. E não é só esta estação que temos visto mulheres com mais de 60, algumas até na casa dos 80 e 90, na publicidade. Há dois anos, a atriz Angela Lansbury, na altura com 87 anos, fez a capa da revista The Gentlewoman. Na mesma altura, a Lanvin convidou a modelo de 82 anos Jacquie Murdock para protagonizar a sua campanha. Este fenómeno tem feito crescer um mercado que estava praticamente estático, o dos modelos da terceira idade. Daphne Selfe, 84 anos, e Carmen Dell’Orefice, 83, têm trabalhado para revistas como Vogue e Harper’s Bazaar.

Veja uma seleção de trabalhos com modelos mais velhas na galeria que se segue.

$$photo-gallery$$Por Joana de Sousa Costa
Artigo do parceiro:

Mood

Artigo anterior

Mulheres mais velhas dominam a moda

Próximo artigo

Estar sentado pode matar