Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»A suíte dos sonhos: sofisticação e conforto

A suíte dos sonhos: sofisticação e conforto

Quem não deseja ter o quarto dos seus sonhos? É, em primeiro lugar, de fulcral importância destacar que o sonho é precisamente de cada um e por isso podemos dizer que é deveras subjetivo!

Pinterest Google+
PUB

Mas o que não poderá faltar numa suíte? Obviamente: um belo closet, uma boa instalação sanitária e, como não pode deixar de ser, uma cama espaçosa e com muito conforto, nunca esquecendo da sofisticação, que é conseguida tendo olho e foco no detalhe!

 

Quando se trata de pensar na composição visual de uma suíte, temos que pensar que são três áreas diferentes, pelo menos, com diferentes funções. As paletes de cores não terão que ser as mesmas, mas tem que haver uma harmonia entre as diferentes áreas, através de cores que combinem e se liguem entre si, ainda que o ambiente criado possa ser bem distinto.

 

Os quartos servem principalmente para descansar e para nos prepararmos para começar o dia da melhor maneira e irmos para a nossa vida profissional com o melhor ânimo possível. Para isso, convém criar um ambiente propício para que quando chegamos a casa e ao nosso quarto este tenha um conforto em termos visuais e no que diz respeito às sensações físicas despertadas pelos têxteis e materiais presentes na nossa cama. E não menos importante é a sensação quando colocamos o pé descalço no tapete no momento em que nos levantamos da cama. Este seria o meu exemplo de suíte de sonho!

 

Para criar um espaço intimista e acolhedor o tema que pode servir como inspiração é a noite e a natureza e, por isso, podemos utilizar materiais como a madeira, a cerâmica a imitar microcimento e o ferro. Para além disso, é escolhida uma paleta de cores mais escura, tanto no fundo (paredes e pavimento) como na figura (mobiliário). Está presente o castanho da madeira, o cinza do microcimento e o preto do ferro. Da natureza está presente o verde das árvores que se destaca principalmente na cama, o azul do rio nos azulejos históricos e o círculo que se forma à volta dos espelhos redondos da instalação sanitária – quando a luz é ligada, remete-nos para a lua. Esta paleta de cores mais escura e a iluminação quente leva-nos a descontrair mais e a ficar mais recetivos a descansar e, por fim, dormir.

 

A iluminação desempenha um papel importante tanto na criação do ambiente, bem como na separação das áreas funcionais, tendo iluminação quente na zona do quarto, mais apropriada para o momento de dormir, e iluminação fria na zona da instalação sanitária.

 

Como se opta por uma paleta de cores mais escura como base, são adicionados pormenores de bronze e a já referida iluminação quente (amarela) para dar maior luminosidade e sensação de conforto ao espaço.

 

Devemos ter um bom planeamento do espaço – o layout – de forma a otimizar a circulação das pessoas. Se for um open space, um espaço aberto, sem paredes, podemos criar apenas divisórias necessárias para alcançar a privacidade que uma instalação sanitária pressupõe. Estas divisórias podem ser feitas de ferro e vidro refletivo (espelho), sendo este um elemento que nos remete para o estilo industrial. A divisória com espelho serve para dar privacidade à instalação sanitária e quando se entra na suíte ter a sensação de um espaço maior, sendo igualmente funcional na perspetiva de se pentear ou de se ver uma última vez antes de sair da suíte.

 

A criação de um closet não tem que ser estanque. Podemos criar módulos personalizados para as nossas necessidades. E em vez de o closet ser apenas um grande conjunto de estantes, este pode estar fragmentado em duas ou mais áreas da suíte. No caso da minha suíte de sonho são módulos de grandes dimensões, três, cujo material é o latão escovado, detalhe que confere a sofisticação pretendida para a criação de um ambiente de sonho. Um dos módulos até serve como divisória entre a área de dormir e a instalação sanitária.

 

A arrumação suficiente é vital para conseguirmos ter um quarto bem arrumado. Gavetas grandes para a roupa de cama, um toucador para se poder guardar com organização todos os cosméticos, um móvel para arrumação de roupa para o banho são então essenciais na suíte.

 

Numa instalação sanitária não pode faltar um banco para colocar a roupa e para nos podermos sentar, nomeadamente para limparmos os pés de forma mais confortável. Se for uma suíte de um casal, então também considero que duas cubas para tratar da higiene oral e das mãos é de suma importância. Atenção no detalhe quando se escolhe um doseador para o sabonete líquido das mãos: deve ser um material e uma cor de acordo com a paleta de cores e materiais definidos, sem esquecer obviamente a sofisticação.

 

A escolha da mesma cor, verde, para a cama, para o pufe de apoio aos módulos do closet, e para a poltrona do toucador é importante pois permite criar uma ligação harmoniosa entre os elementos principais que marcam as diferentes áreas na mesma divisão.

 

Este exemplo de suíte e a referência a alguns elementos pretende abrir horizontes e que se permitam sonhar e aplicar pelo menos parte disso no vosso lar. Satisfação, conforto e sofisticação! É o que se pretende numa das mais importantes divisões de uma casa. Já sabe: divirta-se a criar o melhor para si!

 

Convido a ver esta suíte ilustrada na galeria de imagens acima.

Artigo anterior

Guterres diz que eliminar racismo é «um desafio e uma luta para todos»

Próximo artigo

Programas alternativos nos principais destinos europeus