A saúde e a beleza começam à mesa
Esta é a melhor definição daquilo que podemos considerar o caminho para se viver a plenitude de um comportamento de verdadeira sustentabilidade, na saúde e em sociedade.
Uma alimentação adequada é a condição necessária para se ter um património genético, cultural e socioeconómico mais evoluído. Este conceito precisa de ser considerado desde o ensino básico e chegar a cada núcleo familiar.
O alimento pode ser a sua melhor forma de tratamento e está sempre ligado ao prazer individual e ao convívio familiar e social. Vários artigos sobre antropologia alimentar mostram-nos que o alimento está sempre associado à celebração em atos culturais, religiosos e até em negociações políticas pela paz, ao longo dos marcos históricos.
VEJA TAMBÉM: ALIMENTAÇÃO PARA UMA PELE BONITA
Por exemplo, nos registos históricos, o cacau tem desde há 4000 mil anos o papel de alimento dos reis. É consumido até aos dias atuais como um alimento rico em nutrientes e aceite por todas as religiões e sociedades ao longo dos tempos.
Considero que uma das melhores formas de preservar a nossa juventude metabólica e a vitalidade física é comer três quadrados de chocolate negro por dia, após as principais refeições. O cacau atua como antioxidante, energético, estimula as endorfinas de prazer e reduz o colesterol. Melhora a elasticidade da pele e preserva a saúde das enzimas gastrointestinais.
Atualmente estamos todos mais atentos á preservação do planeta e à forma como gerimos a nossa qualidade de vida. Por isso eu afirmo que ter saúde com sustentabilidade significa fazer um caminho de respeito pelo nosso corpo e pela nossa vida.
VEJA TAMBÉM: ALIMENTAÇÃO ANTIRRUGAS: TRAVE O TEMPO ATRAVÉS DA NUTRIÇÃO DA PELE
A palavra sustentável deriva do latim “sustentare”, que significa defender, apoiar, cuidar e conservar. Esta forma de abordar a saúde abre o caminho para uma nova realidade, o alimento e todas as formas preventivas de proteção ao equilíbrio do ser humano. Pode ser o “medicamento” mais poderoso para reduzir o risco de doenças.
Ser saudável é estar em paz com as nossas células, o nosso corpo e com o meio ambiente. Ao pensarmos e agirmos desta forma, torna-se fácil conjugar a beleza interior com o bem-estar exterior que emana de um corpo em perfeita harmonia com a vida e com a natureza.