Home»S-Vida»A postura SMS e os efeitos na coluna

A postura SMS e os efeitos na coluna

Atualmente assistimos a uma crescente e obsessiva utilização dos telemóveis, tablets e outros dispositivos móveis por adolescentes e até mesmo crianças, o que levou ao surgimento de uma perturbação clínica denominada “postura SMS“, que podemos considerar uma LER. Dia Mundial da Coluna assinala-se a 16 de outubro.

Pinterest Google+
PUB

 

É ainda mais preocupante esta nova tendência postural, na medida em que as curvaturas da coluna cervical e lombar, denominadas de lordoses, são curvaturas secundárias que se desenvolvem quando adquirimos a postura ereta.

 

Lembre-se disto quando pensar em dar um brinquedo a uma criança de tenra idade…que não seja um telemóvel ou computador (mesmo a fingir). Ao invés disso lembre-se que a actividade física e as relações afetivas saudáveis são essenciais ao crescimento e desenvolvimento em harmonia do nosso corpo e mente.

 

VEJA TAMBÉM: DICAS PARA CONSEGUIR AFASTAR-SE DO SEU SMARTPHONE

 

As novas tecnologias são essenciais ao nosso estilo de vida, no entanto, devemos incentivar as nossas crianças e jovens a moderar o uso dos telemóveis, a praticar atividades físicas benéficas para a boa postura corporal, como a natação, o ioga e o Pilates.

 

Não devemos relativizar se apresentarem queixas como: dor no pescoço e/ou costas, cefaleias, dificuldade em dormir, irritabilidade, dor e sensação de formigueiro nos membros superiores, ou qualquer outro sintoma que surja inexplicavelmente, protegendo-os assim de lesões futuras que podem levar ao desgaste e degeneração precoce.

 

Por Florbela Guerreiro

Osteopata

Artigo anterior

EXPONOIVOS está de regresso a Lisboa e ao Porto

Próximo artigo

Estudo explica porque certas músicas não nos saem da cabeça