Home»BEM-ESTAR»SAÚDE»A postura SMS e os efeitos na coluna (segundo uma osteopata)

A postura SMS e os efeitos na coluna (segundo uma osteopata)

Atualmente assistimos a uma crescente e obsessiva utilização dos telemóveis, tablets e outros dispositivos móveis por adolescentes e até mesmo crianças, o que levou ao surgimento de uma perturbação clínica denominada “postura SMS“, que podemos considerar uma LER.

Pinterest Google+

Uma Lesão do Esforço Repetitivo, ou simplesmente LER, é uma a lesão causada pelo desempenho de uma atividade repetitiva e contínua, normalmente associada ao desempenho profissional.

 

Perder a noção do tempo, não comer ou dormir adequadamente, ter sentimentos de raiva, tensão ou depressão são algumas das características comuns da utilização excessiva da Internet. Este fenómeno associado a uma postura errada adotada por quem passa muito tempo a enviar mensagens, nas redes sociais (ou anti-sociais uma vez que os nossos jovens perderam a noção do convívio presencial), a verificar emails etc., implica uma sobrecarga na pressão exercida na coluna cervical.

 

VEJA TAMBÉM: PEDRO FIGUEIRA: «OS PROBLEMAS DE COLUNA SÃO A SEGUNDA RAZÃO DE VISITAS AO MÉDICO»

 

Anatomicamente, a nossa coluna vertebral está dividida em quatro regiões (cervical, dorsal, lombar e sacro-coccigea ), com curvaturas fisiológicas alternadas que têm a função de aumentar a flexibilidade e a capacidade de absorver choques, manter a estabilidade adequada das articulações intervertebrais.

 

A coluna cervical sustenta cerca de 10% do nosso peso corporal e protege os órgãos nobres (medula espinhal e bulbo raquidiano). A medula espinhal está dentro da coluna vertebral e é responsável pela comunicação entre o encéfalo através de impulsos nervosos com o nosso corpo, permitindo o controle e coordenação da actividade muscular.

 

VEJA TAMBÉM: RENUNCIE AO APELO DA CADEIRA: SAIBA PORQUE DEVE PASSAR MAIS TEMPO EM PÉ

 

A “postura SMS” provoca um alongamento excessivo dos tecidos posteriores do pescoço permitindo que o disco intervertebral seja empurrado para trás, o que pode levar ao surgimento de hérnias discais, enquanto que o encurtamento dos tecidos anteriores do pescoço e tórax pode reduzir a capacidade pulmonar.

 

Uma vez que não podemos dissociar corpo e mente e que todas as nossas estruturas estão relacionadas entre si, uma postura incorrecta induz cadeias lesionais articulares, dado que o nosso corpo se adapta de forma a manter o equilíbrio.

Artigo anterior

Violino de Albert Einstein vendido por 418 mil euros

Próximo artigo

Obenha mais resultados com apenas 20% de esforço