Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»A origem dos nomes dos produtos Ikea

A origem dos nomes dos produtos Ikea

Se é cliente desta cadeia sueca, já deve ter sentido curiosidade sobre a origem dos nomes que dão aos seus produtos. Afinal, existe toda uma lógica que foi agora revelada.

Pinterest Google+

Os nomes dos produtos da cadeia Ikea podem parecer palavras aleatórias mas, na realidade, a marca sueca tem um sistema organizado para nomear cada artigo do seu catálogo. As várias palavras escandinavas usadas são nomes de pessoas, lugares e coisas.

 

«Tipicamente, o nome de cada artigo é cuidadosamente escolhido a partir de uma base de dados gerida pela Ikea da Suécia», explica Janice Simonsen, porta voz da marca nos Estados Unidos, ao jornal “Huffington Post”. «Mas, por vezes, o designer ou o responsável pelo desenvolvimento do produto podem sugerir um nome diferente.»

 

Uma coisa é certa, garante Simonsen, cada nome é escolhido com amor e cuidado. A responsável pela marca explicou em detalhe a categorização dos nomes. Assim, camas e armários recebem o nome de lugares na Noruega; enquanto sofás, cadeiras e mesas de jantar são batizados com nomes de lugares na Suécia e tapetes com nomes de localidades dinamarquesas. Já as estantes de livros e mesas recebem nomes de rapazes usados na Escandinávia, e cortinas e tecidos nomes de meninas.

 

Toda a mobília de exterior é nomeada a partir de ilhas escandinavas e para os artigos de iluminação estão reservadas palavras ligadas a unidades de medida, estações, meses e dias, assim como termos náuticos.

 

Outros produtos recebem palavras ligadas a temas mais específicos, como por exemplo os acessórios de cozinha, cujos nomes são escolhidos a partir de nomes de peixes, cogumelos e adjetivos; enquanto taças e vasos são nomeadas a partir de especiarias, ervas e frutos. A maior parte dos produtos na área infantil recebe nomes de animais e as molduras, caixas e outros artigos de decoração têm como nome palavras da gíria da língua sueca.

 

A título de exemplo, o sofá Dagstorp recebeu o nome de um memorial da época viking no sul da Suécia, enquanto o conjunto de roupa de cama Smörboll foi batizado com o nome de uma pequena flor que cresce na Escandinávia.

 

 

Artigo anterior

Passatempo “Lila”

Próximo artigo

Willow Smith assina primeiro contrato de moda