Home»FOTOS»A nova carta do Comendador Silva dava uma novela

A nova carta do Comendador Silva dava uma novela

Não só porque o seu proprietário é um dos mais conceituados autores de novelas do Brasil, Aguinaldo Silva, criador de ‘Tieta’ e de ‘Roque Santeiro’, mas também porque este ainda jovem restaurante de Lisboa cria enredos para uma autêntica viagem de sabores. E nós fomos experimentar.

Pinterest Google+
PUB

O proprietário é brasileiro, o chef é angolano, mas a inspiração são os sabores típicos da cozinha portuguesa, reinventados em novos pratos. A funcionar há pouco mais de um ano, o restaurante Comendador Silva, localizado em Lisboa, apresenta uma nova carta, que mistura os sabores da época com uma pitada de irreverência.

 

«É uma cozinha portuguesa contemporânea. Tem o mar, os enchidos, a fruta, a flora, o marisco», comenta o chef Napoleão Silva, que não deixa, no entanto, de lhe dar uma pitada de mundo, sobretudo «uns toques de Angola».

 

 

VEJA TAMBÉM: MERCADO DE FUSÃO NO MARTIM MONIZ ESTÁ DE VOLTA

 
Assim, o pato transformado em croquete, um robalo com arroz selvagem frito ou um frango do campo recheado com alheira são algumas das novas propostas do chef. E o rei das novelas, Aguinaldo Silva, assina por baixo, ou não fossem ambos apaixonados pela gastronomia portuguesa.

 

Da nova carta fazem parte criações complexas, novos sabores e novas texturas que valorizam a apresentação cuidada, quase artística, dos pratos apresentados.  Para além de seis novas entradas, das quais se destaca a sopa de peixe e marisco e o pato com citrinos e rebentos, existem cinco opções de carne e outras tantas de peixe. Frango do campo com alheira, batata e legumes, osso buco com grelos e batata, e cozido em texturas, são os pratos de carne que o chef Napoleão Valente destaca. Quanto ao peixe, elege o esparguete com lavagante, o robalo com arroz e abóbora, e a tranche de peixe em cataplana e marisco. (Veja algumas imagens na galeria acima).

 

VEJA TAMBÉM: LISBOA VAI RECEBER A SUA PRIMEIRA VEGGIEWORLD

 
E opções vegetarianas? Também há! O novo menu inclui uma opção vegetariana, o arroz selvagem com cogumelos da época, e uma vegana, o cremoso de beterraba e maçã. Mas nenhuma carta estaria completa sem as sobremesas e o restaurante Comendador Silva tem três sugestões: o reinventado pudim Abade de Priscos com maçã verde e citrinos, o decadente bolo de chocolate, caramelo, nozes e natas, e a cremosa mousse de frutos vermelhos com biscoito.

 

Para acompanhar, uma carta de vinhos com sugestões de harmonização pelo chef de sala. O Comendador Silva – assim chamado porque o criador de ‘Tieta’ e de ‘Roque Santeiro’ é comendador no Brasil –  está localizado em Lisboa, na Rua Latino Coelho, 50.

 

Artigo anterior

Negócios no feminino: anfitriãs da Airbnb em Portugal ganharam mais de 122 milhões de euros

Próximo artigo

Estilo de vida não saudável aumenta risco de enfarte nas mulheres