Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»A nossa vida precisa de boas raízes…

A nossa vida precisa de boas raízes…

É na raiz que a planta contém alta concentração de reserva nutritiva, como acontece na beterraba, na batata-doce, no inhame, na cenoura e no rabanete. Nesta altura de verão, veja como podem ajudar a proteger do sol.

Pinterest Google+

Raízes são todas as nossas ações diárias que podem mudar algo ao nosso redor, até mesmo em nós, porque se houver um solo fértil tudo o que nele colocarmos finca as suas raízes e delas podem brotar frutos. Assim acontece com a vida e com aquilo que comemos.

 

As raízes que hoje descrevo nesta crónica de sequência alfabética onde a letra R é destaque são usados como alimentos saudáveis e de grande valor nutritivo, porque também saciam a fome por tempo prolongado, se consumidos crus.

 

Uma raiz é uma estrutura que cresce para baixo e fixa a planta ao solo. É nele que a planta contém alta concentração de reserva nutritiva, como no caso da beterraba, da batata-doce, do inhame, da cenoura e do rabanete.

 

Por sua vez, os tubérculos são estruturas que podem ser aéreas ou subterrâneas. Possuem gemas que propiciam o brotamento de novos ramos e folhas (na parte superior) e raízes (na parte inferior). Um dos tubérculos subterrâneos mais conhecido de todos nós é a batata inglesa, batata-doce, mandioca e Inhame. São alimentos ricos em carboidratos (calóricos), mas saudáveis.

 

Como destaque de algumas raízes comestíveis mais comum a todas as regiões geográficas do nosso planeta, temos: a cenoura que é um alimento redutor das dores de estômago, é diurético, diminui o colesterol e protege a pele das agressões do sol.

 

Contém ainda uma grande concentração de carotenos, com ação foto protetora e antioxidante, reduzindo assim as manchas de pele ou os célebres escaldões. Fornece fibras, vitaminas, minerais e pequenas quantidades de proteínas e gorduras saudáveis. É ainda uma fonte de fibras, minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo, o sódio e também vitamina A, B2, B3 e C.

 

Receita:

Para se proteger do sol, antes de ir para a praia, lave e descasque 2 cenouras, 4 tomates cereja, 1 talo de salsa, 1 laranja, 4 folhas de hortelã, 1 colher de sobremesa de mel de laranjeira, 2 rodelas de gengibre com casca. Bata tudo no copo triturador e por cima adicione pepitas de cacau cru.

 

Tome devagar, sinta o cheiro e o paladar de cada ingrediente e irá entender porque o seu dia vai ter mais energia e mais cor.

 

Lembre-se, cuidar da sua saúde é um assunto para ser levado a sério, com o mesmo zelo com que cuida das raízes das suas plantes favoritas. Procure um especialista, que possa dar-lhe conselhos adequados ao seu biótipo, afinal você é um ser ÚNICO.

Artigo anterior

Estudo europeu revela que a população idosa portuguesa é pouco saudável

Próximo artigo

Regras de ouro para um cabelo perfeito (pela hairstylist de estrelas nacionais)