Home»BEM-ESTAR»SAÚDE»A melhor forma de cobrir um espirro (vídeo)

A melhor forma de cobrir um espirro (vídeo)

Que método usa para evitar que os seus germes se propaguem quando espirra? Fá-lo para o ar, para a manga, para um lenço? Especialistas americanos testaram as várias formas e mostram qual a mais correta.

Pinterest Google+

Espirrar é extremamente normal. É o meio que o corpo encontra para se proteger de um possível invasor no nariz, seja pólen, pelo de gato ou um vírus que pode originar uma constipação. Na verdade, não importa a causa.

 

Se os seus espirros espalharem uma panóplia de germes, então o melhor que pode fazer é tentar ‘agarrá-los’ de maneira a evitar propagar a doença. O ‘Texas A&M University Health Science Center’ testou a melhor forma de conter os efeitos da propagação de um espirro. Pode vê-lo no vídeo abaixo.

 

 

Espirrar sem mãos não vai apenas envergonhar quem está ao seu lado. Provavelmente vai fazer com que  os germes voem mais de 3 metros até outras superfícies, onde podem viver durante várias semanas até que alguém entre em contacto com eles. Por isso, sempre que tocar no botão do elevador, nos botões da caixa de multibanco ou numa revista numa qualquer sala de espera, certifique-se de que tem toalhitas ou líquido antibacteriano à mão.

 

Já usar as mãos pode ser uma boa forma de evitar que os germes se propaguem por todo o lado, mas é contraproducente se não lavar as mãos depois. Espirrar para as mãos sem as lavar é uma boa maneira de espalhar germes pelo computador, telemóvel, maçanetas, etc. Portanto, não se esqueça de lavar as mãos depois de espirrar, caso este seja o seu método de eleição. De preferência com água morna e sabão durante 30 segundos. Saiba que o desinfetante para as mãos não substituiu uma boa lavagem, refere ainda este centro de estudos da saúde.

 

VEJA TAMBÉM: GUIA DE SOBREVIVÊNCIA A CONSTIPAÇÕES E GRIPES

 

Quanto ao método de utilizar a manga, alguns especialistas sugerem que esta é melhor forma de evitar contaminação, uma vez que não está a usar as mãos e a probabilidade de tocar em pessoas ou em diferentes superfícies com as mangas é pouca. No entanto, os investigadores concluíram que o melhor método é efetivamente utilizar um lenço de papel. Ainda assim, lave sempre as mãos depois de um espirro. Mais vale prevenir do que remediar! Veja no vídeo acima o resultado das experiências.

Artigo anterior

As dietas do zodíaco: precisa de uma ajuda ?

Próximo artigo

Novo ano... comece a fazer exercício hoje