Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»A mais ambiciosa Valquíria de Joana Vasconcelos vai para a Dinamarca

A mais ambiciosa Valquíria de Joana Vasconcelos vai para a Dinamarca

A Valkyrie Rán terá 50 metros de comprimento e irá ocupar, a partir de outubro, o vão central que atravessa os oito pisos do ARoS Aarhus Art Museum.

Pinterest Google+
PUB

O museu dinamarquês ARoS Aarhus Art Museum confirmou a aquisição da obra Valkyrie Rán, a mais ambiciosa da série icónica Valquírias sendo, também, a obra de maior dimensão a integrar a coleção permanente do museu.

 

Valkyrie Rán está em produção e será apresentada no contexto de uma grande exposição individual da artista que o museu irá inaugurar em outubro deste ano. Terá 50 metros de comprimento e irá ocupar o enorme vão central que atravessa os oito pisos do edifício.

 

A instalação combina as técnicas tradicionais que caracterizam as Valquírias, como o crochet e bordados, com a tecnologia LED e os modernos tecidos Kvadrat.

 

Veja a galeria: Sete monumentos extraordinários a visitar

 

«Sentimo-nos honrados por Joana Vasconcelos ter aceitado criar uma obra desta dimensão para o ARoS. É um investimento ambicioso, por se tratar de uma artista muito procurada. É uma obra de grande impacto visual e que integra uma riqueza de narrativas. Estamos ansiosos por apresentar a imponente e colorida Valkyrie Rán aos nossos visitantes», diz Erlend G. Høyersten, diretor do museu ARoS.

 

Nas palavras de Joana Vasconcelos, «Valkyrie Rán foi desenhada e concebida em estreito diálogo com a arquitetura do ARoS Aarhus Art Museum, doze anos depois do início desta série de trabalhos inspirada nas valquírias. É um motivo de grande orgulho e satisfação ver a primeira valquíria regressar às suas origens nórdicas, na Dinamarca. Agradeço à extraordinária equipa do ARoS Aarhus Art Museum pela confiança no meu trabalho».

 

A obra foi adquirida com o contributo da Augustinus Fonden e da New Carlsberg Foundation. Os tecidos utilizados na produção da obra foram doados pela Kvadrat.

 

Artigo anterior

Pensar demais faz mal?

Próximo artigo

Leonardo DiCaprio eleito uma das personalidades mais influentes do mundo