Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»A importância dos alimentos de temporada

A importância dos alimentos de temporada

Consumir alimentos de temporada e de proximidade é bom para a saúde, para a sustentabilidade do planeta e para o nosso bolso.

Pinterest Google+
PUB

Embora hoje em dia a importação e o cultivo em estufas nos permita ter disponíveis muitos alimentos durante todo o ano (por exemplo, cerejas em dezembro, a preços proibitivos e que possivelmente não têm sabor), a natureza é sábia e oferece-nos o que precisamos em cada estação. Conhece que alimentos correspondem a cada temporada?

 

Vou deixar-vos por aqui de quinze em quinta dias, sempre à sexta, receitas simples e saborosas, sem pretensões. Umas vezes doces, outras salgadas, o ingrediente “estrela” será sempre um produto de temporada.

 

VEJA TAMBÉM: LARANJA: CONCENTRADO DE VITAMINA C

 

Curiosidades

Os citrinos são ricos em ácido ascórbico (vitamina C), que tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunitário. A laranja contém ainda uma importante concentração de vitamina A, e minerais como ferro, cálcio e potássio. O limão é conhecido por ajudar a desintoxicar o organismo, e nele podemos encontrar, além da vitamina C, vitaminas do complexo B.

 

São utilizados desde sempre na gastronomia, em contexto doce e salgado. Caracterizados pela sua acidez, servem muitas vezes para equilibrar pratos mais intensos ou com alguma gordura, sejam eles de carne ou de peixe. Podemos utilizar a casca, o sumo, ou fruto inteiro.

 

Dica: diga não ao desperdício

  • Sabia que pode congelar as raspas dos citrinos e utilizar em marinadas ou para aromatizar massas de bolos?
  • Já o sumo pode congelar em cuvetes e utilizar em temperos ou bebidas.

 

Receita

O inverno é a estação dos citrinos por excelência, e nada melhor do que um bolo de laranja e canela, para aquecer uma tarde de domingo.

 

  • 1 laranja grande de casca fina
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 275 g de açúcar
  • 220 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 160 ml de óleo (pode substituir por azeite suave)
  • 1 pitada de sal

 

Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de 22 cm diâmetro com papel vegetal.

 

Lave bem a laranja, corte em pedaços, e coloque num liquidificador com a casca (leu bem, com a casca! J). Junte o açúcar, a pitada de sal, os ovos, a canela e o óleo, e triture tudo muito bem.

 

Deite esta massa numa tigela e junte a farinha e o fermento, incorporando até não ter grumos. Deite na forma e leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até o palito sair seco. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

 

Artigo anterior

As melhores city breaks para o tempo frio

Próximo artigo

Como tratar pequenos cortes em casa?