Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»A história de sete irmãos portugueses no Congo Belga contada em livro

A história de sete irmãos portugueses no Congo Belga contada em livro

’Por Onde Aquele Rio Corre’ é um documento histórico trazido por Sílvio A. Abrantes, membro de uma família, que, tal como muitos outros portugueses, emigrou para o Congo Belga em meados do século XX.

Pinterest Google+
PUB

Num momento em que o livro é sufocado por políticas proibitivas e que, segundo dados da Associação Portuguesa de Autores e Livreiros, é negado a mais de 80% dos leitores portugueses, a Guerra e Paz Editores apresenta, mesmo assim, e sabendo que o livro só pode ser encontrado na rede livreira online, a sua primeira novidade do mês de fevereiro,’Por Onde Aquele Rio Corre’

 

Este é um documento histórico trazido por Sílvio A. Abrantes, membro de uma família, que, tal como muitos outros portugueses, emigrou para o Congo Belga em meados do século XX. Conheça a forma como se vivia naquela colónia francófona em África –entre o paraíso das paisagens desconhecidas e os tumultos e conflitos– através de relatos, mapas, fotografias e outros materiais da época. Por Onde Aquele Rio Corre estará disponível a partir do dia 9 de fevereiro nas livrarias online e no site da editora.

 

«Estes portugueses não eram turistas, que já por ali viajavam nesse tempo, mas também eles se maravilharam com aqueles grandes espaços planos de amplo horizonte, também eles apreciaram observar toda aquela vida selvagem.» Sílvio A. Abrantes recorda a sua chegada ao Congo Belga em meados do século XX. A experiência de emigração, que viveu com a mãe e com os seus seis irmãos, é agora recordada neste livro.

 

O livro é mais do que uma coleção de memórias, é um documento histórico que recorre a dezenas de fotografias, um breve glossário toponímico, uma cronologia histórica e ainda uma lista de seus conterrâneos que nasceram, viveram ou trabalharam na atual República Democrática do Congo.

 

Nele cabem os desafios de uma família portuguesa em adaptação a uma nova realidade, mas também os acontecimentos sociais e políticos que marcaram aquele período, entre os quais, os tumultos de 1959, a independência (1960), a Revolta dos Simbas (1964) e a zairização de Mobutu (1973). São 35 anos de acontecimentos, na África e no mundo, contados numa obra que irá apaixonar quem viveu no Congo, mas também todos os portugueses que emigraram para África e todos os amantes de História.

 

 

 

Por Onde Aquele Rio Corre

Sílvio A. Abrantes

Não Ficção / História

344 páginas · 15×23 · 16,50€

Nas livrarias a 9 de fevereiro

Artigo anterior

Amnistia pede soluções amigas do ambiente e dos direitos humanos na indústria das baterias

Próximo artigo

Fundo Ambiental lança ferramenta online para consulta de receitas e despesas