Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Descubra a Grande Rota da Ria de Aveiro

Descubra a Grande Rota da Ria de Aveiro

Estendendo-se por toda a região de Aveiro, a rota divide-se em três percursos de grande extensão e abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias desenvolvidas pelos 11 municípios que a integram.

Pinterest Google+
PUB

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro disponibiliza a Grande Rota da Ria de Aveiro, para tirar partido da Ria de Aveiro como um recurso distintivo e identitário do território.

 

Mais do que uma simples marcação de um percurso de visita, a Grande Rota da Ria de Aveiro reúne um conjunto de fatores que merecem destaque e que promovem o património natural. Veja imagens na galeria acima.

 

Estendendo-se por toda a Região de Aveiro, a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias desenvolvidas pelos 11 municípios que a integram.

 

Os três percursos

Apresentando desde cedo características multimodais que possibilitam a experiência de valências pedestres, cicláveis e náuticas, a Grande Rota da Ria de Aveiro divide-se 3 percursos de grande extensão, distintos, mas complementares entre si, que podem ser realizados em qualquer altura do ano:

 

  • O Percurso Azul, que conta com uma extensão de 130,80 km e que envolve a Ria e os seus principais canais, dá especial destaque à costa e aos territórios diretamente envolvidos por ela.

 

  • O Percurso Dourado, o maior de todos, tem 234,60 km de extensão e circunda, não só os territórios do interior como se expande para os espaços costeiros de Norte e Sul.

 

  • O Percurso Verde, composto por 195,80 km, rodeia os territórios do Interior da Região, destacando assim as zonas mais montanhosas.

 

A Grande Rota da Ria de Aveiro assume-se assim como um eixo de integração e articulação de todas as iniciativas de valorização turística e patrimonial da Região de Aveiro, uma vez que ativa e capitaliza investimentos anteriores que, direta ou indiretamente, contribuem para o reforço da competitividade regional neste âmbito. São exemplos as infraestruturas do Polis Ria de Aveiro e os Projetos Municipais de Conservação da Natureza, como a BioRia, NaturRia e CicloRia, bem como planos de divulgação anteriores, como o do EuroVelo.com, o European Cycling Challenge e a própria marca “Ria de Aveiro”.


 

Para além de conferir visibilidade, notoriedade e reconhecimento externo ao património natural existente na região, não só para fins de conservação, proteção e desenvolvimento, como também para fins turísticos.

 

A Grande Rota da Ria de Aveiro tem disponível um website granderota.riadeaveiro.pt, que permite aos visitantes planear atempadamente o seu percurso, aceder a toda a informação sobre a rota, conhecer a oferta turística e pontos de interesse de todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

 

 

Artigo anterior

Restaurantes de Ílhavo reinventam Gastronomia de Bordo

Próximo artigo

Conheça as profissões do futuro (algumas ainda não existem)