Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»A forma como foca a atenção no telemóvel pode afetar a audição

A forma como foca a atenção no telemóvel pode afetar a audição

Já alguma vez foi acusado de ‘não ouvir’ porque estava a olhar para baixo, concentrado no seu telemóvel? Não é o único e este estudo sugere que a culpa não é sua.

Pinterest Google+

Um artigo publicado no ‘Jornal de Neurociência’ revelou que se se concentrar numa tarefa visual, pode tornar-se temporariamente surdo aos sons de volume normal. O estudo foi realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Londres, Inglaterra.

 

Os investigadores analisaram a atividade cerebral, em tempo real, de treze voluntários enquanto estes completavam tarefas visuais e existiam sons a serem reproduzidos em segundo plano. À medida que a tarefa se foi tornando mais difícil, foi possível verificar que a resposta do cérebro, ao som emitido, se foi reduzindo.

 

Veja a galeria: Coisas estranhas que fazemos enquanto dormimos

 

«Os eletroencefalogramas não mostraram só que as pessoas estavam a ignorar ou a filtrar os sons, mas também que não estavam realmente a ouvi-los em primeiro lugar», disse a co-autora do estudo, Maria Chait, num comunicado de imprensa.

 

Esta descoberta sugere que a nossa visão e a nossa audição partilham recursos limitados no cérebro, forçando uma escolha entre o processamento de informações dos olhos ou dos ouvidos.

 

Designada como surdez não intencional, esta pode ser a explicação pela qual não se apercebeu do anúncio da paragem de autocarro ou do comboio enquanto lia um livro, por exemplo. Este fenómeno é uma ocorrência comum na vida quotidiana, mas agora já se sabe porquê.

Artigo anterior

Agora já pode dormir no quarto de Van Gogh

Próximo artigo

Os estereótipos estão a mudar e ainda bem