Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»A fibra é um hidrato de carbono?

A fibra é um hidrato de carbono?

Pinterest Google+

Houve um dia que um paciente me perguntou se a fibra era um hidrato de carbono. Na realidade, a fibra está presente nos alimentos que possuem também hidratos de carbono, mas eu não os considero como tal.

 

A fibra é um composto químico que reveste as paredes das plantas. Por esse mesmo motivo, a fibra não existe nos produtos de origem animal.

 

A fibra após ser ingerida pode-nos promover saciedade, pois ela envolve-se com os nutrientes que ingerimos na mesma refeição onde, alguns deles, podem ser captados para o seu interior diminuindo a absorção pelo nosso organismo. Esse é o motivo pelo que se propõe ao individuo ingerir sempre com uma peça de fruta um alimento rico em fibra, para que o açúcar da fruta (frutose) não seja absorvido, parte dele, pelo organismo.

 

Dentro da família das fibras, há ainda dois grupos, as solúveis e insolúveis. As solúveis formam uma espécie de gel em seu redor e aumentam o seu volume proporcionando saciedade, enquanto as insolúveis seguem o trato intestinal aumentando o bolo fecal e também captando alguns nutrientes para o seu interior.

 

Quanto à fonte de fibras, bem essa pode encontrar no reino vegetal, pois só nele existe. Num regime vegetariano, consegue suprimir as necessidades diárias, que são entre 20 a 40g de fibra. Este consumo está associado a um conjunto de benefícios tais como:

 

– Diminuição de absorção de colesterol e gordura pela via alimentar;

– Previne diabetes, pela captação de açúcar para o interior da fibra;

– Previne excesso de peso e obesidade pela saciedade que proporciona;

– Previne vários cancros;

– Melhora o trânsito intestinal;

– Compactação das fezes, etc

 

Se vale a pena ingerir diariamente as suas 40 gramas de fibra? Acho que sabe a minha resposta.

Artigo anterior

A (nova) relação entre pais e filhos

Próximo artigo

Justin Bieber sai do Instagram, mas abre conta para o seu cão