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A dieta vegana veio para ficar. Saiba como construir uma alimentação de base vegetal

Embora pareça estar na moda e eventualmente algumas pessoas a usem nesse sentido, a alimentação vegana é uma tendência mundial que veio para ficar. Para que não cometa erros, a nutricionista Cláudia Maranhoto explica como construir uma alimentação de base vegetal saudável. O Dia Mundial do Veganismo celebra-se a 1 de novembro.

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Sejam quais as motivações, os ecossistemas, a crueldade contra os animais, a saúde, todas elas legítimas, existem e devem, como escolha alimentar, requerer algumas atenções do ponto de vista nutricional. São ajustes alimentares para quem opta por não fazer uma alimentação “tradicional” e que têm por objetivo garantir que nada vai faltar.

 

Uma perspetiva fundamental é a de que não podemos pensar só em retirar, mas sim em acrescentar. Obviamente são retirados os produtos animais e de origem animal, mas para garantir uma dieta nutricionalmente adequada, devemos acrescentar mais vegetais e frutas, mais leguminosas, cereais integrais, frutos secos e sementes. E com este princípio torna-se mais fácil garantir que se estão a fazer alterações que promovam a saúde.

 

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Os nutrientes a que devemos prestar mais atenção quando removemos os produtos de origem animal são o ferro, o iodo, o ómega 3, o zinco, o cálcio, a vitamina B12. Está mais do que confirmado, por diversas entidades de saúde a nível mundial, que uma dieta de base vegetal é saudável e para todas as fases da vida, conseguindo assegurar todos os nutrientes, desde que bem planeada.

 

Para organizar uma alimentação plant based, é preciso introduzir diariamente alimentos que normalmente, e numa dieta ocidental, têm faltado, o que nos traz mais doentes globalmente. E nesta escolha estamos também a introduzir muita qualidade alimentar, uma variedade e riqueza nutricional imensas.

 

Veja na galeria acima algumas dicas para começar a construir a sua dieta vegana.

 

Por Cláudia Maranhoto

Nutricionista Clínica Mais Bem Estar Viseu

 

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