Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»À descoberta de uma vila de Sintra diferente

À descoberta de uma vila de Sintra diferente

O carisma da vila de Sintra conquista todos os que a visitam. Com uma arquitetura romântica e um legado que nos chega da época dourada da monarquia portuguesa, aqui entramos numa espécie de vila encantada rodeada de natureza verdejante. Mas, além dos símbolos óbvios da vila, por aqui existem muitos outros tesouros que merecem ser descobertos. É esse roteiro alternativo que lhe propomos nesta viagem.

Pinterest Google+

Casa da Marioneta, em Agualva

Situada no coração do Jardim da Anta, a Casa da Marioneta é o local certo para começar um dia bem diferente por Sintra. Com cerca de 300 marionetas, este é um espaço dedicado ao concelho e que oferece espetáculos, exposições, oficinas, horas de conto, um clube de teatro e sessões literárias durante todo o ano e onde é até possível realizar as festas de aniversário dos mais novos. Tem como objetivo central estabelecer laços com a comunidade, que visem um maior conhecimento em torno do teatro de marionetas.

 

Vila Sasseti

Como segundo ponto do roteiro, temos o percurso pedestre da Vila Sassetti, propriedade adquirida e recuperada pela Parques de Sintra e que faz parte da Paisagem Cultural de Sintra, classificada Património da Humanidade, pela UNESCO. Este caminho é utilizado tanto por quem passeia na Serra de Sintra, como pelos que pretendem aceder ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros. Durante este passeio gratuito, longe dos automóveis e próximo da natureza, os caminhantes encontram amplas vistas e bonitas paisagens sobre a serra.

 

Penedo da Amizade

O Penedo da Amizade garante o momento mais radical do dia. É um dos pontos mais antigos a ser utilizado para praticar escalada e rappel. Situado junto ao Castelo dos Mouros, é o local indicado para os amantes destes desportos, tendo várias vias e graus de dificuldade, o que possibilita uma experiência para todos, qualquer que seja o seu nível de experiência.

 

VEJA TAMBÉM: PORTUGAL TRADICIONAL: ALDEIAS E VILAS QUE TEM DE VISITAR

 

Piquenique no Parque da Liberdade

Depois de uma manhã cheia de emoções, a zona de merendas do Parque da Liberdade, localizado em plena vila, é o local indicado para um piquenique tranquilo em família. Tem uma imponente entrada, declaradamente romântica, combinando assim com todo o espírito de Sintra e que conta com uma enorme variedade de plantas, flores, árvores e inúmeros recantos misteriosos de beleza natural, que permitem agradáveis passeios em família. Neste parque, é ainda possível realizar atividades para os mais novos e usufruir de bares, patinagem, court ténis, fontes e lagos.

 

Museu do Bonsai

Depois do almoço, é hora de ter contacto com outras culturas, mas sem sair de Sintra. O Museu do Bonsai proporciona uma verdadeira imersão na cultura asiática, com um conjunto imenso de plantas de pequena dimensão e de diferentes tipologias. Microlaranjeiras, macieiras, romãzeiras e oliveiras são algumas das espécies existentes no museu e que foram criadas através desta arte oriental que consiste em transformar raízes e sementes em réplicas de árvores em miniatura. À noite, o jardim e as cascatas são iluminados, o que torna esta experiência ainda mais especial para os seus visitantes.

 

Ecoaldeia de Janas

Neste dia cheio de emoções, também a Ecoaldeia de Janas é um ponto de passagem obrigatória. Este é um centro de educação não-formal em áreas como a responsabilidade ecológica e social e que está, assim, ligado aos ofícios tradicionais e manuais. Tem um conjunto variadíssimo de atividades, serviços e produtos respeitantes a diversas temáticas, entre as quais: apicultura natural, carpintaria, agricultura regenerativa, alimentação natural, agroflorestal e cosmética natural.

 

VEJA TAMBÉM: VIAGEM AO NEOLÍTICO: JÁ CONHECE O CROMELEQUE DOS ALMENDRES?

 

Miradouro de Santa Eufémia

Este miradouro está próximo à Igreja de Santa Eufémia, um local de peregrinação e considerado o ponto da serra de Sintra há mais tempo habitado, estima-se que aproximadamente desde 4000 a.C. Localizado a 463 metros de altura, permite avistar uma paisagem surpreendente da maior parte do concelho de Sintra. É também o local indicado para piqueniques e para momentos de descanso em família.

 

Jantar em São Pedro

São Pedro de Sintra é uma bonita freguesia conhecida pelo seu comércio, nomeadamente de velharias e antiguidades. A isto, junta-se também a grande variedade de restaurantes, que proporcionam um jantar com o melhor da região. Neste local, realiza-se ainda a Feira de São Pedro, todos os segundos e quartos domingos do mês.

 

Casa de Teatro de Sintra

Para terminar o dia, nada melhor que ir à Casa de Teatro de Sintra, para assistir à nova peça da Companhia de Teatro de Sintra, pertencente à associação Chão de Oliva. Esta é uma sala intimista, que promove um encontro entre o público, os atores e as suas interpretações. “Na Solidão dos Campos de algodão”, obra contemporânea de Bernard-Marie Koltès, é a nova aposta da companhia, que, com encenação de Diogo Dória e interpretação de André Loubet, quer, de 3 a 20 de outubro, levar o público a pensar sobre as mais variadíssimas características da condição humana e o problema da comunicação.

 

 

 

Artigo anterior

Astrologia medicinal: visão holística e relação bioenergética

Próximo artigo

Do expresso ao macchiato: experimente em casa os vários tipos de café