À descoberta de Madrid
A capital espanhola é a terceira maior cidade da União Europeia e o destino perfeito para quem procura cultura, diversão, compras e tapas.

Madrid é a capital e a maior cidade da Espanha, com uma população de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas. Aquela que é a terceira maior cidade da União Europeia é a capital nacional, sede do governo e residência da família real espanhola. A cidade é perfeita para uma escapada de fim de semana.
A Plaza Mayor situa-se no centro da cidade de Madrid e é uma paragem obrigatória. Aproveite para tomar o pequeno-almoço num dos cafés da praça rectangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos. A praça tem 129 metros de comprimento e 94 de largura. Debaixo dos pórticos, nas suas arcadas, estão estabelecidas lojas tradicionais.
A Catedral de Madrid é a principal igreja e situa-se no centro da cidade. É aqui, na sede episcopal de Madrid, que decorrem as principais cerimónias durante o ano litúrgico. A igreja tem cerca de 100 metros de comprimento e 70 de altura e resulta da mistura de vários estilos arquitetónicos.
VEJA TAMBÉM: ESTÂNCIAS DE SKI PARA VISITAR NA EUROPA
No Paseo del Prado encontra três importantes museus de arte: o Museu do Prado, o Museu Rainha Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza. O Museu do Prado é o mais importante museu de Espanha e um dos mais importantes do mundo, apresentando belas e preciosas obras de pintura e escultura. A colecção de pintura espanhola é a mais importante do museu, albergando obras de José de Ribera, José de Madrazo y Agudo e o filho deste, Federico de Madrazo y Kuntz, Esteban Murillo, Velázquez e Zurbarán.
Depois de uma longa visita ao Museu do Prado, aproveite para descansar no Parque do Retiro, que dica a uma caminhada de poucos minutos. Este foi fundado em 1621 e é o maior da cidade, com 125 hectares e mais de 15 mil árvores. Os vários jardins servem de palco para turistas que descansam e madrilenos que fazem desporto. No grande lago central, pode aproveitar para andar de barco a remos.
A Puerta de Alcalá ou a Porta da Cidade está situada na Praça da Independência e é constituído por duas portas rectangulares que ladeiam três arcos. Foi construído em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade. O projectista da obra foi Francisco Sabatini e as esculturas nela existentes são de autoria de Roberto Michel e Francisco Gutiérrez.
O Palácio Real de Madrid é uma visita obrigatória. É a residência oficial do Rei de Espanha e é um monumental edifício com uma área de 135 000 m² e 4318 quartos, o que faz dele o maior palácio real na Europa. As obras começaram a 6 de Abril de 1738, quando se lançou a primeira pedra, uma obra do arquiteto Giovanni Battista Sacchetti.
Hoje em dia, apesar do Palácio Real de Madrid continuar a ser, oficialmente, a residência do Rei de Espanha, o Rei o utiliza-o somente para ocasiões de gala, almoços, receções oficiais, entregas de prémios e audiências, já que a Família Real optou por viver no Palácio da Zarzuela. Pode visitar o Palácio.
Ao almoço ou jantar delicie-se com as famosas tapas espanholas. As tapas são petiscos, geralmente servidos acompanhados de bebidas. Além de proporcionarem uma refeição divertida e de partilha, permitem provar várias especialidades.
À noite, não pode perder a famosa “movida” madrilena. Os bares e discotecas, distribuídos por vários pontos da cidade, garantem diversão até de madrugada. Não deixe de passar pelo bairro Chueca, onde estão alguns dos mais famosos bares de Madrid. No bairro La Latina, aproveite para ver uma peça de teatro ou para ir ao antigo cinema.
O mercado de rua “El Rastro” é o maior de Espanha e um dos maiores da Europa, espalhando-se por uma grande parte do bairro de La Latina. Todos os domingos, das 10 da manhã às três da tarde, centenas de vendedores oferecem os mais variados produtos aos visitantes. Desde antiguidades, a música, roupa, discos, velharias, marroquinaria e produtos artesanais. Pode perder-se durante horas à procura de verdadeiros achados.
Não pode deixar a cidade sem entrar numa antiga loja de jamon, ou presento, e deliciar-se com várias amostras. E os adeptos de futebol não podem deixar de visitar o Museu do Real Madrid, um dos maiores clubes de futebol do mundo.
Pela cidade, vários edifícios abandonados foram ocupados por jovens que, na maioria, se intitulam de anarquistas. Estes edifícios fazem parte da paisagem urbana madrilena.
Toda a cidade é coberta por uma complexa mas eficiente rede de metro. Se tem pouco tempo ou se está em Madrid em pleno verão, quando as temperaturas rondam os 40 graus, aproveite os autocarros turísticos para conhecer a cidade.