Home»ATUALIDADE»EDITORIAL»A cura pela natureza

A cura pela natureza

Estamos a assistir ao regresso da medicina natural, ou seja, aos tratamentos com produtos da natureza, seja através de chás, pomadas, reeducação alimentar etc... E ainda bem.

Pinterest Google+

Durante muitos anos, fruto do desenvolvimento fantástico da medicina no século XX, estabeleceu-se a ideia de que os medicamentos sintéticos é que eram eficazes, tendo a medicina tradicional e natural sido relegada para segundo plano e até menosprezada, pelo menos no mundo ocidental. É claro que toda a gama de medicamentos e tratamentos criados são eficazes e salvam milhões de vidas e aliviam milhões de pessoas. Mas, por vezes, ou muitas vezes, a resposta está também na medicina natural, com menos prejuízo para o ser humano.

 

Já o pai da medicina, Hipócrates, dizia ‘nós somos o que comemos’. E a Organização Mundial de Saúde diz hoje em dia que metade dos problemas de saúde desapareciam com uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

 

A natureza dá-nos os elementos essenciais para mantermos uma vida saudável, assim saibamos tirar partido deles. A alimentação numa base regular e o recurso a elementos da natureza com propriedades especificas para usar em casos concretos.

 

Na Mood, gostamos muito de divulgar as potencialidades dos produtos da natureza. Já aqui falámos muitas vezes destes temas. Recentemente, a especialista em medicina tradicional chinesa, homeopatia e alimentação saudável, Tâmara Castelo, lançou o livro ‘Curar sem Medicamentos’, onde é possível encontrar soluções naturais para tratar as doenças mais comuns. Claro que quisemos saber mais. Leia a entrevista e conheça oito remédios naturais.

 

A nossa cronista e naturopata, Paula Mouta, fala recorrentemente destes temas, ou seja, de alimentos funcionais para o equilíbrio e boa manutenção da nossa saúde. Não pode perder os seus textos quinzenais, se gosta de acompanhar estes temas.

 

Mais antigo, mas a não perder, é este guia de remédios naturais para queixas femininas comuns. Usando apenas produtos da natureza, Sofia Loureiro, terapeuta natural e autora do livro ‘Guia de Remédios Naturais para Mulheres’, dá resposta a algumas queixas femininas através da alquimia natural.

 

 

Espero que goste das nossas sugestões e que lhe sirvam para viver mais e melhor.

 

Boa semana.

Artigo anterior

Tamara Castelo: «Os remédios naturais são igualmente rápidos e preventivos»

Próximo artigo

Puxadores fashion? Claro!