A 10 profissões ligadas às TI mais procuradas no mercado de trabalho
Os dados são o novo petróleo do século XXI. A tendência do mercado de trabalho para a crescente contratação de profissionais na área das Tecnologias de Informação (TI) foi acentuada com a crise pandémica. Acompanhar o ritmo acelerado da digitalização nos negócios e preparar as empresas para o futuro requer, mais do que nunca, o recrutamento de perfis na área capazes de dotar as empresas de recursos excecionais para dar resposta emergente ao armazenamento, gestão e análise de dados, à segurança, ao desenvolvimento, entre outros requisitos na área das TI.
DEVELOPER DE APLICAÇÕES MÓVEIS
O desenvolvimento de aplicações móveis requer um vasto conhecimento das várias plataformas móveis atualmente disponíveis e de como desenvolver aplicações que funcionarão no Android, iOS, Windows e outros sistemas operativos. Estes profissionais têm normalmente experiência em programação, desenho UX, resolução de problemas, e programas de depuração e desenvolvimento. Opte por um candidato que possa conceber aplicações móveis com uma interface de fácil utilização e que possa colaborar entre departamentos para conceber, testar, lançar e suportar aplicações móveis.
Competências e experiência a procurar:
Formação superior em ciências informáticas ou área relevante
Alguma experiência de desenvolvimento móvel
Capacidade analítica e de resolução de problemas
Conhecimento de iOS, Android, Objectivo C, HTML, XML, JavaScript
ADMINISTRADOR DA REDE
Tem responsabilidade pela gestão do protocolo LAN / WAN, software e hardware. Esta posição envolve muito tempo investido na resolução de problemas, e os administradores de rede normalmente precisam de estar de prevenção em caso de emergência ou falha. O que procura em experiência dependerá da extensão das necessidades de rede da empresa, mas existem certas competências e certificações que o podem ajudar a encontrar os trabalhadores mais qualificados.
Competências e experiência a procurar:
Capacidade de comunicação e de resolução de problemas
Capacidade analítica e de diagnóstico
Disponibilidade para estar de serviço após o horário de expediente
Certificações profissionais
PROGRAMADOR DE SOFTWARE
Responsável pela concepção, desenvolvimento, instalação, teste e manutenção de sistemas de software. O trabalho requer codificação, conceção e construção de aplicações, websites ou aplicações móveis, trabalhando com múltiplas linguagens de programação tais como C#, C++, HTML, Java, Microsoft .NET e SQL Server. Os desenvolvedores devem ser capazes de compreender os requisitos dos clientes e ser capazes de fornecer recomendações para melhorar a web, software e aplicações móveis para garantir que satisfaçam as necessidades dos utilizadores.
Competências e experiência a procurar:
Conhecimento de múltiplas linguagens de programação
Competências analíticas e técnicas
Fortes capacidades de comunicação
Formação superior em ciências informáticas
Diploma de associado de dois anos com certificações, bootcamps, e experiência de trabalho anterior
ENGENHEIRO DE DEVOPS
As práticas DevOps encorajam uma implantação mais rápida do código com menos falhas de implantação, pelo que cada vez mais empresas contratam engenheiros com experiência DevOps para supervisionar a codificação, a elaboração de scripts e o desenvolvimento de processos. Os engenheiros DevOps gerem frequentemente a infraestrutura de TI, fornecem recursos, supervisionam os testes de software, e monitorizam o desempenho após o lançamento. Estes trabalhadores ajudam a racionalizar as atualizações de código, permitindo às organizações afinar e melhorar continuamente os processos para a máxima eficiência.
Competências e experiência a procurar:
Capacidade de codificação e escrita
Competências de automatização, gestão de dados e operações informáticas
Profundo conhecimento das melhores práticas DevOps
Forte capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal
APOIO TÉCNICO E PROFISSIONAIS DE HELPDESK
Para empresas centradas no cliente, o serviço de ajuda é uma parte importante do funcionamento eficiente do negócio. Como primeira linha de defesa para o serviço ao cliente e resolução de problemas, os trabalhadores do helpdesk devem ter as competências técnicas e pessoais adequadas para o trabalho.
Competências e experiência a procurar:
Nível 1: para posições de nível básico que requerem menos de dois anos de experiência, um grau de associado ou cursos numa escola técnica
Nível 2: para posições que exijam dois a quatro anos de experiência, um diploma de dois anos ou formação superior e experiência profissional relevante
Nível 3: quatro ou mais anos de experiência num ambiente de helpdesk, formação superior campo relacionado, e certificações profissionais