Home»VIDA»CARREIRA»A 10 profissões ligadas às tecnologias de informação mais procuradas no mercado de trabalho

A 10 profissões ligadas às tecnologias de informação mais procuradas no mercado de trabalho

Os dados são o novo petróleo do século XXI. A tendência do mercado de trabalho para a crescente contratação de profissionais na área das Tecnologias de Informação (TI) foi acentuada com a crise pandémica. Acompanhar o ritmo acelerado da digitalização nos negócios e preparar as empresas para o futuro requer, mais do que nunca, o recrutamento de perfis na área capazes de dotar as empresas de recursos excecionais para dar resposta emergente ao armazenamento, gestão e análise de dados, à segurança, ao desenvolvimento, entre outros requisitos na área das TI.

Pinterest Google+
PUB

A evolução do mundo dos negócios nos últimos anos dá uma ideia da importância que os dados têm na atualidade. Uma tendência que se acentuou na pandemia, com o crescimento exponencial do comércio online, mesmo em áreas onde as transações digitais eram inexistentes ou pouco expressivas. A noção de que os dados/informação são o “petróleo do século XXI” comunica bem o valor que a informação tem para as empresas.

 

Com a enorme quantidade de dados capturados e armazenados diariamente, é impensável fazer o levantamento, tratamento e análises de informação manualmente. Hoje, as diferentes tecnologias são capazes de gerar dados automaticamente em quantidades astronómicas e cada negócio pode ser parametrizado com detalhe à medida das necessidades que as empresas têm, permitindo que a tomada de decisões seja baseada em dados com um nível de entendimento que não era possível antes. Os diferentes modelos para visualizar dados e de relacionar o passado com o presente para prever e direcionar o futuro, com dashboards que permitem perspetivar cada detalhe de de um negócio são usados pelas chamadas empresas “data-driven”.

 

A Adecco Recrutamento Especializado, com base no Relatório de Salários IT 2021, de Robert Half Technology, faz o resumo do TOP 10 das profissões mais procuradas na área da TI.

 

SEGURANÇA de DADOS (Dados, informação, rede, sistemas, cloud)

Os profissionais de dados, informação, sistemas, redes e segurança na nuvem são procurados à medida que as empresas confiam cada vez mais nos dados para efetuar as operações comerciais do dia-a-dia. Estes profissionais de TI asseguram que as iniciativas de TI das empresas permanecem a salvo de potenciais ameaças dentro e fora da organização. Estão também encarregados de se manterem no topo dos regulamentos de conformidade da indústria e das tendências de segurança futuras, e de assegurar que o hardware, o software e as redes da empresa permanecem seguros.

 

Competências e experiência a procurar:

Capacidade de comunicar e implementar políticas e procedimentos de segurança

Gerir auditorias de segurança, ameaças e vulnerabilidades

Experiência com sistemas de segurança e documentação de falhas e outros incidentes

Conhecimento das leis e regulamentos de conformidade para a indústria

 

ARQUITETO DE CLOUD

Supervisiona a estratégia de computação em nuvem da empresa e são responsáveis pela implementação, gestão e suporte das aplicações de nuvens. Este especialista tem tipicamente uma sólida compreensão de vários sistemas operacionais, para além de capacidades de rede, programação e segurança. As empresas devem procurar indivíduos com um sólido conhecimento dos serviços na Web, tais como Amazon Web Services, bem como experiência em ITSM (IT Service Managent), I&O (Intelligence and Operations), governança, automatização e gestão de fornecedores.

 

Competências e experiência a procurar:

Conhecimento das tecnologias e princípios arquitetónicos de ponta das nuvens

Experiência com aplicações de escalonamento de nuvens

Compreensão do custo, desempenho e arquitectura dos sistemas de nuvens

Colaboração e capacidades de comunicação

 

ADMINISTRADOR DA BASE DE DADOS (DBA)

Responsável por manter o software utilizado para gerir uma base de dados e assegurar que os dados sejam facilmente acessíveis a quem deles necessita. Os DBAs asseguram que os servidores permanecem eficientes e operacionais enquanto supervisionam a segurança, implementação, replicação, backup, armazenamento, acesso, e partição dos dados. Opte por um perfil que possa monitorizar os servidores, mas que também possa otimizar o desempenho e estar de prevenção em caso de emergência.

 

Competências e experiência a procurar:

Formação superior em ciências informáticas ou grau de associado em administração de bases de dados

Experiência de trabalho em TI ou administração de bases de dados

Conhecimentos em Oracle, Linux e SQL

Análise de dados, gestão de dados e capacidade de elaboração de relatórios

 

ANALISTA PROGRAMADOR

Responsável pela conceção, codificação e teste de novos programas, bem como pelo fornecimento de documentação detalhada do processo através de fluxogramas. Estes profissionais de TI concebem programas baseados nas necessidades dos clientes e determinar quanto custará construir, enquanto trabalham em estreita colaboração com os gestores de projeto. Os analistas programadores são também responsáveis pela depuração e resolução de problemas dos sistemas de informação e programas de aplicação. Procure um perfil com experiência como analista de sistemas e programador porque o papel deste profissional é uma combinação das duas funções.

 

Competências e experiência a procurar

Formação superior em ciências informáticas ou área relevante

Experiência de programação

Conhecimento de linguagens de programação tais como Java, Java Script, C, C++ e .NET

Comunicação e competências interpessoais para trabalhar com departamentos e vendedores

 

ANALISTA DE SISTEMAS

Concebem técnicas para ajudar a resolver problemas empresariais através da análise dos sistemas de TI da organização. São responsáveis pela investigação dos problemas e pela sua resolução da forma mais eficiente e rentável. Os analistas de sistemas precisam de testar programas e bases de dados para se certificarem de que estão a funcionar eficientemente, e devem também realizar auditorias de segurança e criar e manter documentação sobre os sistemas da organização. Procure candidatos que possam pensar criativamente e que tenham fortes capacidades de comunicação e de resolução de problemas.

 

Competências e experiência a procurar:

Formação superior em ciências informáticas, engenharia ou SO

Capacidade analítica e de resolução de problemas

Capacidade de programação e análise de dados

Experiência em análise comercial e técnica e gestão de projetos

 

Continua na próxima página…

Artigo anterior

Refeições em casa: a forma correta de guardar as sobras

Próximo artigo

Quivi: porque deve comer um todos os dias na primavera