5 dias úteis, 5 jantares vegetarianos para a família
Uma nova semana começou. Na maioria das vezes, o jantar é algo de preparação rápida ou já pré-confecionado, prejudicando a qualidade desta refeição. Se quer uma semana gastronómica alternativa, veja este menu semanal vegetariano, rápido, saboroso e, de preferência, biológico.
1 – Tofu mexido com tomate cereja e salsa
Serve 4 pessoas
Tempo de preparação: 20 minutos
Ingredientes
250gr tofu bio
1 colher de sopa de levedura de cerveja (ou levedura nutricional)
1 colher de chá de curcuma moída com pimenta preta
1 pitada de sal marinho integral
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de paprika doce
sumo de 1/2 limão, espremido na hora
molho de soja, q.b.
1 raminho de salsa fresca, picada
1 mão cheia de tomates cereja, em quartos
Preparação
Com a ajuda de um garfo, esfarele o tofu. Junte as especiarias, o sumo de limão e o molho de soja. Deixe a marinar 10 minutos para absorver melhor todos os sabores. Numa frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e salteie o tofu em lume médio. Deixe tostar durante alguns minutos para dourar e ficar com uma crosta crocante. No fim, junte a salsa picada e os tomates, cortados em quartos. (Consulte a imagem do prato na galeria no topo do artigo).
2 – Lasanha veggie integral
Serve 4 a 6 pessoas
Tempo de preparação: 30min
Tempo de cozedura: 30min
Ingredientes
1 – 2 cebolas grandes cortadas em meias luas
2 alhos laminados
1 alho francês laminado
1 beringela cortada em cubos*
Sumo de 1 limão
1/2 pimento vermelho em tiras
200gr cogumelos shiitake, laminados grosseiramente
3 mãos cheias de espinafres selvagens
2 tomates grandes maduros, cortados em cubos
9 placas de lasanha integral (sem ovo)
300ml de natas de aveia (ou outras natas vegetais da sua preferência)
*Nota: a beringela após ser cortada tem de ser colocada num recipiente com o sumo de limão para não oxidar. pode também acrescentar algumas especiarias para dar outro sabor ao prato, p.e.: alho em pó, pimenta, etc.
Preparação
Aquecer uma frigideira e juntar os alhos, a cebola e o pimento. Refogar em lume médio/baixo e ir salpicando constantemente com umas gotinhas de água para não secar/queimar os alimentos. Deixar alourar. (Método “water saute”). Colocar de seguida o alho francês e a beringela com o sumo de limão. Deixar apurar bem e adicionar os cogumelos e os tomates. Por fim adicionar os espinafres e envolver tudo com 1 concha de vegetais.
Dispor num pirex, alternadamente, camadas de folhas de lasanha e de recheio. Finalizar com uma camada de folhas de lasanha e cobrir com as natas vegetais restantes. Polvilhar o topo da lasanha com queijo vegetal previamente ralado.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 30 minutos. Acompanhar com uma salada de tomate, abacate e cebola com orégãos, sal rosa dos himalaias, pimentas, umas gotas de sumo de limão e um fio de azeite. (Consulte a imagem do prato na galeria no topo do artigo).
Continua na próxima página…