Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»200 jovens portugueses vão a Estrasburgo discutir o futuro da Europa

200 jovens portugueses vão a Estrasburgo discutir o futuro da Europa

O Evento Europeu da Juventude vai reunir o número recorde de 8000 jovens para debaterem o futuro que querem para Europa e para o mundo. As melhores ideias serão depois apresentadas às comissões parlamentares no próximo outono.

Pinterest Google+

A um ano das eleições europeias, jovens de toda a União Europeia e de outras partes do mundo vão reunir-se em Estrasburgo, França, nos próximos dias 1 e 2 de junho, para discutir as suas prioridades para o futuro da Europa. Cerca de 200 jovens portugueses de diversas organizações irão participar no evento.

 

A terceira edição do Evento Europeu da Juventude (EYE2018), que se realiza na sede do Parlamento Europeu, contará com um número recorde de participantes, mais de 8000. Estes vão participar em cerca de  400 atividades, debates, espetáculos e workshops. Os debates incidirão sobre cinco temas: Jovens e Idosos; Ricos e Pobres; Juntos e Separados; Seguros e Em Perigo; Local e Mundial.

 

 VEJA TAMBÉM: PARTILHAM, REPARAM E REUTILIZAM: JOVENS ADULTOS APOSTAM NO CONSUMO COLABORATIVO

 

O EYE é um evento internacional destinado aos jovens e dirigido pelos jovens (16 a 30 anos). A maioria das atividades, incluindo a YO!Fest que terá lugar em frente ao Parlamento, foram idealizadas e preparadas por uma das 130 organizações participantes.

 

O presidente do PE, Antonio Tajani, irá inaugurar a sessão plenária na sexta-feira, 1 de junho, às 10h00. Cerca de 50 eurodeputados irão participar nos debates e nos workshops. Está também prevista a participação de outras personalidades políticas, como o antigo presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, a comissária europeia para os Assuntos Sociais, Marianne Thyssen, e o ex-ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis. Dois antigos vencedores do Prémio Sakharov, o ginecologista congolês Denis Mukwege e a ativista yazidi Lamiya Aji Bashar, irão também discursar durante o evento.

 

 VEJA TAMBÉM: EUROBARÓMETRO: MAIORIA DOS PORTUGUESES DIZ QUE PERTENCER À UE É BENÉFICO PARA O PAÍS

Os resultados serão reunidos num relatório EYE, sendo depois as melhores ideias apresentadas pelos jovens em audições perante as comissões parlamentares, a realizar no outono.

 

Participantes portugueses

Os jovens portugueses que vão participar no EYE2018 pertencem às seguintes organizações:

YouthWEareIN (Gondomar – Porto)

renEU (Porto)

Youth for a Better Europe (Lisboa)

Leaders Of Tomorrow (Matosinhos)

INVICTUS (Porto)

Associação de Estudantes da Universidade de Évora (Évora)

ATHENA (Viana do Castelo)

AveiBoa (Aveiro e Lisboa)

NOVA Europa (Lisboa)

FENIX (Porto)

Pi 100 Pé (Coimbra)

Theseus (Gondomar)

International volunteers (Bruxelas)

Descobridores XVIII (Viana do Castelo)

ESN Portugal (Porto)

Os Lvsíadas (Lisboa)

Euroscola PT – EPAFBL (Torres Vedras)

 

Artigo anterior

Biquínis e acessórios de praia portugueses de volta ao Mercadão

Próximo artigo

Top 10 dos alimentos altamente calóricos