Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»150 jovens de todo o mundo apresentam soluções para o oceano

150 jovens de todo o mundo apresentam soluções para o oceano

Fórum da Juventude e da Inovação decorre de 24 a 26 de junho, em Carcavelos, e conta com a presença do Secretário-Geral da ONU.

Pinterest Google+
PUB

A Semana da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas arranca a 24 de junho, em Carcavelos, com o primeiro special event intitulado Fórum da Juventude e da Inovação. 150 jovens de todo o mundo, de 30 nacionalidades, reúnem-se durante três dias, de sexta-feira a domingo, para apresentarem soluções para a crise dos oceanos.

 

A novidade é o INNOVATHON, uma maratona Tecnológica concebida e desenvolvida pelo CEiiA, onde estes jovens durante 24 horas, non-stop, vão desenvolver ideias para resolver problemas relacionados com os oceanos. As melhores soluções serão acompanhadas, nos próximos 12 meses, por mentores internacionais de forma a apoiar a implementação dos conceitos propostos.

 

Os desafios incidem em cinco temáticas principais: portos e transporte marítimo com zero emissões; comida oceânica saudável; energias renováveis oceânicas; mapeamento dos oceanos; e lixo marinho.

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA O QUE OS OCEANOS REPRESENTAM PARA A VIDA NA TERRA

 

Durante as 24 horas da maratona (que se inicia sábado, 25 de junho, às 12h00) as várias equipas serão acompanhadas por mentores e por especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas e expertises, nomeadamente do mundo empresarial, académico, organizações não governamentais e governantes.

 

A abertura da INNOVATHON conta com as presenças confirmadas do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, de Nadia Ahmed, Chief Administrative Secretary – State Department for Youth Affairs, do Governo do Quénia, de Daniel Traça, dean da Nova SBE, bem como de Gualter Crisóstomo, cofundador da iniciativa.

 

António Guterres marca presença domingo de manhã

A manhã de domingo, dia 26 de junho, conta com a presença do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que se juntará na praia de Carcavelos, a partir das 12h00, aos jovens do INNOVATHON.

 

Para além da abertura da sessão plenária da Conferência dos Oceanos, este será o único evento com a presença de António Guterres. Este momento conta, ainda, com a participação dos presidentes da República de Portugal e do Quénia, Marcelo Rebelo de Sousa e Uhuru Kenyatta, do primeiro-ministro português, António Costa, da CEO do Pacto Global das Nações Unidas, Sanda Ojiambo, e de Jason Mamoa, conhecido ator por papéis em produções como “Game of Thrones” ou “Aquaman”.

 

A organização do Fórum da Juventude e da Inovação é apoiada pelos Governos de Portugal e do Quénia. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo United Nations Global Compact (UNGC) com a parceria do CEiiA, Câmara Municipal de Cascais, Nova School of Business and Economics (NOVA SBE) e da entidade internacional Ocean Stewardship Coalition (SOA). Conta ainda com o apoio da UN DESA e do Instituto Português da Juventude e do Desporto, I.P. Mais informações disponíveis em: https://www.soalliance.org/2022-ocean-youth-and-innovation-forum

 

Artigo anterior

Sumo anti-oxidante com curcuma

Próximo artigo

Menos stress, mais surf: 5 benefícios do surf para a saúde