10 razões para amamentar
De 1 a 7 de agosto celebra-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno, oficialmente estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de promover a importância da amamentação como base para melhorar a saúde, o bem-estar e a sobrevivência da mulher e da criança, em todo o mundo.
A amamentação é a forma de alimentar o bebé com leite produzido pela mama. Esta é a forma de alimentação recomendada pela OMS, em exclusivo, até aos 6 meses de vida e, em conjunto com outros alimentos, pelo menos até aos 2 anos de idade.
Mas, afinal, quais os benefícios de amamentar? A amamentação é boa para a mãe, para o bebé ou para toda a família? Reveja 10 boas razões pelas que a farão escolher amamentar o seu bebé.
VEJA TAMBÉM: EVITAR ACIDENTES COM CRIANÇAS: MISSÃO (QUASE) IMPOSSÍVEL
- O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebé, satisfaz todas as suas necessidades nutricionais durante os primeiros 6 meses e deve continuar a ser uma parte importante da alimentação, junto com outros alimentos, pelo menos até aos 2 anos.
- O leite materno é seguro e contém substâncias imunoprotetoras, anticorpos que ajudam a proteger a criança das doenças infantis como infeções respiratórias, diarreia ou otite.
- O aleitamento materno reduz a propensão para caries dentárias na criança, melhora o desenvolvimento da sua mandíbula, dos dentes e o desenvolvimento da fala.
- O leite materno ajuda também a reduzir o risco de outras patologias que podem afetar os bebés, como o refluxo gastroesofágico, algumas alergias e até contribui para diminuir a incidência de síndrome morte súbita do lactente.
- Além dos benefícios imediatos para a saúde, a amamentação parece contribuir para que, quando adolescentes ou adultos, tenham menor probabilidade de desenvolvimento de doenças crónicas como a diabetes, doença cardiovascular ou doença inflamatória intestinal.
- A alimentação do bebé através da amamentação contribui para melhorar a interação mãe-filho e reforçar o laço afetivo entre ambos, proporcionando sensação de segurança e tranquilidade a ambos. Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas.
- A amamentação pode facilitar a perda de peso da mulher após o parto.
- Para a mulher, amamentar reduz o risco de desenvolvimento de cancro na mama e nos ovários, diabetes e hipertensão arterial.
- A amamentação está também associada a benefícios económicos para a família.
- Em termos práticos, o leite materno está sempre disponível, pronto para alimentar o bebé e na temperatura ideal.
Todas as mulheres, salvo raríssimas exceções, são capazes de amamentar os seus bebés. A capacidade para o aleitamento materno não depende do tamanho/volume ou da forma das mamas ou dos mamilos.
No entanto, se a mãe decide não amamentar por qualquer motivo, não deve ser penalizada nem deve sentir-se culpada. Neste caso, deve aconselhar-se com o seu médico sobre o leite artificial mais adequado.