Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»10 mitos alimentares

10 mitos alimentares

Nem tudo o que ouvimos é verdade ou mentira. Por isso, este artigo visa elucidar os leitores relativamente aos principais mitos alimentares.

Pinterest Google+

A água engorda?

A água não engorda, nem junto com as refeições, nem fora delas. A água não tem valor calórico algum, logo não pode levar ao aumento do peso.

 

Os óleos têm colesterol?

Os óleos têm uma origem vegetal e portanto não têm colesterol. O colesterol é produzido pelos animais e não está presente em alimentos de origem vegetal.

 

O pão engorda?

Tanto o pão como qualquer outro tipo de alimento deve ser consumido com peso, conta e medida, por quem procura manter ou perder peso. Nunca deve ser eliminado ou proibido na alimentação do dia-a-dia. O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que as pessoas colocam dentro ou por cima do pão.

 

O colesterol é mau para o organismo?

O colesterol é uma molécula natural do organismo e é essencial para a formação das membranas celulares, sais biliares e de hormonas, por exemplo. No entanto, o seu consumo deve ser moderado, estando presente em alimentos de origem animal: manteiga, banha, carnes gordas, etc.

 

O café faz mal à saúde?

O café combate a fadiga e melhora o desempenho cerebral (memória e capacidade de concentração). Tem efeito termogénico (queima mais calorias) e estimula a função renal. No entanto, em pessoas com insónias e arritmias pode causar problemas. O ideal é consultar o médico assistente para saber quantos cafés por dia pode beber.

 

Pão de mistura torrado engorda menos que o pão de mistura normal?

100g de pão de mistura torrado tem 272 calorias, enquanto que 100g de pão de mistura tem 251 calorias. O pão torrado tem menos água na sua composição, levando a uma maior concentração de hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

Artigo anterior

Mais de 20 milhões de pessoas na Europa vivem com hepatite C

Próximo artigo

Quem bebe café tem menos medo